Cargas Elétricas em movimento
A lâmpada é acesa devido a passagem de corrente elétrica

O movimento de partículas carregadas em condutores é diferente do movimento de partículas no espaço vazio. Após a aplicação de uma diferença de potencial, as partículas carregadas livres são aceleradas momentaneamente, sofrendo colisões inelásticas com as partículas fixas do condutor.

Ao aplicarmos uma diferença de potencial VA – VB, esta origina, no interior de um condutor, um campo elétrico E, cujo sentido é do polo positivo para o polo negativo. Inserido nesse campo elétrico, os elétrons ficam sujeitos a uma força elétrica Fel = q.E de sentido oposto à do vetor campo elétrico. Os elétrons adquirem movimento ordenado. Chamamos esse movimento das partículas carregadas de CORRENTE ELÉTRICA.

Intensidade de corrente elétrica



Chamamos de intensidade média de corrente elétrica a razão entre a variação da carga ?q, que atravessa um condutor, pela variação do tempo, ou seja,



Nesse caso, podemos observar que a intensidade de corrente elétrica é constante.

Quando a corrente varia com o tempo, define-se intensidade de corrente instantânea, o limite da intensidade média, quando o tempo ?t tende a zero.



Circuito elétrico

Um circuito elétrico é o conjunto de aparelhos onde se pode estabelecer uma corrente elétrica.

Efeitos de corrente elétrica

Ao passar por um condutor a corrente elétrica pode causar diversos efeitos, dependendo da natureza do condutor. Os mais comuns e mais importantes são:

Efeito fisiológico: É a passagem da corrente elétrica por organismos vivos. Chamado de choque elétrico, a corrente passa pelo corpo e age diretamente no sistema nervoso, provocando contrações musculares.
Nesse caso, se a intensidade estiver entre 10 mA e 3 A, essa corrente pode ser fatal, pois atravessa todo o tórax, atingindo o coração com intensidade suficiente para alterar o ritmo cardíaco.

Efeito Joule: Ao entrarem em movimento, os elétrons se chocam com as partículas do condutor, que recebem energia e passam a vibrar com maior intensidade. Essa variação na vibração acarreta um aumento da temperatura. Em geral esse efeito é aplicado em aquecedores, chuveiros, etc.

JoomShaper